Explorando o Universo: um projeto do sistema solar pelo 3º ano do Colégio Logosófico de Goiânia

2 min

No último ano, nossa turma do 3º ano embarcou em uma viagem fascinante através do espaço com o projeto “The solar system”. Iniciada pela curiosidade natural das crianças sobre o cosmos, a atividade teve como objetivo não apenas educar, mas também fomentar habilidades essenciais como trabalho em equipe e pesquisa ativa.

 

O projeto começou com uma sessão de brainstorming, na qual os alunos compartilharam hipóteses e conhecimentos prévios sobre o sistema solar. Rapidamente percebemos o entusiasmo da turma pelo assunto, o que nos levou a decidir pela construção de uma maquete do sistema solar. Cada aluno ficou responsável por criar e pesquisar sobre um elemento específico – o Sol, as estrelas ou planetas como a Terra e Marte.

 

Durante a montagem, cada estudante produziu também uma plaquinha informativa, destacando curiosidades e dados científicos sobre o elemento escolhido. A pesquisa foi uma parte animada do processo, mostrando o comprometimento de todos em contribuir com informações valiosas para o projeto.

 

O resultado foi uma maquete detalhada e informativa, que expusemos na escola para que toda a comunidade educativa pudesse admirar o esforço e a criatividade dos alunos. Além disso, preparamos uma música sobre o sistema solar, que foi apresentada com entusiasmo na reunião de fim de ano para os pais e familiares.

 

Esse projeto não só facilitou o aprendizado sobre astronomia, como também ajudou os alunos a superar desafios de colaboração. Por meio do entendimento de como cada componente do sistema solar tem seu papel e sua importância, eles puderam ver o reflexo dessa interdependência na dinâmica de sua equipe.

 

A reação dos pais foi incrivelmente positiva, ressaltando o quanto apreciaram ver o entusiasmo e o espírito de equipe dos filhos. Essa jornada foi enriquecedora para todos nós, destacando o poder da educação ativa e da aprendizagem colaborativa.

 

Estamos ansiosos para novas aventuras educativas. Agradecemos a oportunidade de compartilhar nossa experiência com vocês neste blog.

 

 


 

Marcella Ricioli Santana

Marcella Ricioli Santana

Sou professora de Inglês no Colégio Logosófico, onde atuo há quase 3 anos. Com experiência anterior como coordenadora de ensino na escola Wise Up, desenvolvi uma sólida carreira na educação. Passei 4 anos em Brisbane (Austrália), onde aprofundei meus estudos e o domínio da língua inglesa. Sou pós-graduada em Inglês. Com 39 anos, moro em Goiânia e minha paixão é trabalhar com crianças. Tenho imensa felicidade em ensinar e contribuir para o desenvolvimento delas.

Search

Conteúdos mais lidos

A partir da análise e reflexão cuidadosa sobre os porquês do uso de língua portuguesa em contextos de ensino bilíngue

O ensino bilíngue ao unir culturas e línguas diferentes em um ambiente de aprendizado é um campo que transcende as