Estamos preparados para a educação do agora? Ou o que aprendi com Roberto Shinyashiki na Bett 2023

2 min

Na última semana, estive na Bett Brasil 2023, em São Paulo. O evento, como sempre, representa o encontro de grande parte da inovação, da tecnologia e dos conceitos educacionais mais atuais do mercado brasileiro. Isso em um único lugar e em 4 dias de feira.

 

Como todos os anos, a apoteose do evento foi ao encontro de várias discussões de temas hiperatuais do mundo da educação. Para começar, hoje trago à luz uma frase dita pelo querido Roberto Shinyashiki na palestra ministrada junto com João Lacerda e Felipe Menezes no palco principal da Bett Brasil 2023: “Não preparamos nossos filhos para o futuro! Nós os preparamos para o presente!”

 

A temática apresentada pelo Be – Bilingual Education na feira também girou em torno da educação atual. A partir da frase “Fazemos a educação do agora”, o artista Guilherme Kramer pintou, em um mural megacolorido, os educadores que circulavam pela feira.

 

Pois bem, esse mesmo conceito vale para nossos estudantes. Concorda?

 

Estamos falando sobre uma educação que acontece hoje, sobre uma preparação para o agora; não para algum momento deste século ou para um futuro mais distante. Afinal, já estamos no 23º ano do século XXI e, por mais que pareça distante, esse futuro já está acontecendo. A mudança que buscamos deve ser feita hoje.

 

O chatGPT e outros tipos de inteligência artificial (IA), por exemplo, fazem parte da realidade da maioria dos estudantes. Está acontecendo hoje e é preciso discutir também hoje. Esse foi um dos assuntos tratados na palestra A inteligência artificial vai transformar a sala de aula?, que mencionei anteriormente, na qual João e Felipe mostraram como a IA faz parte da nossa vida há bastante tempo.

 

Voltando aos meus aprendizados, Roberto também falou sobre como a IA é um jeito de pensar. É como você encara as coisas e trabalha com o que tem em mãos. Se você não é robotizado, você nunca vai perder o seu espaço ou lugar.

 

Deixe para as máquinas aquilo que elas fazem melhor que você e atente-se àquilo que só você, como pessoa, como humano, como educador, pode fazer: acolher, atender e cuidar.

 

Você concorda? Conte-me qual sua visão a respeito da IA e como podemos fazer uma educação de excelência hoje.

 

 

Ah, e se você não esteve presente na Bett Brasil 2023, você pode conferir alguns dos melhores conteúdos produzidos em nosso estande:

 


 

Search

Conteúdos mais lidos

Surama Jurdi diz que nem tudo é mágica por trás da mágica sempre há um bom planejamento Provavelmente a maioria

No Brasil cerca de 2 milhões de pessoas apresentam diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista TEA Alguns dos desafios dessas