Como a tecnologia assistiva pode potencializar a Educação Bilíngue inclusiva?

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A Educação Bilíngue inclusiva representa um desafio e uma oportunidade para educadores que desejam criar ambientes acessíveis e significativos para todos os estudantes. Nesse contexto, as tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental ao oferecer suporte para estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, garantindo sua participação ativa no processo educativo.

 

O que são tecnologias assistivas?

De acordo com o Ministério da Saúde, tecnologias assistivas são recursos, estratégias e serviços que visam proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, promovendo sua autonomia e inclusão. No ambiente escolar bilíngue, essas tecnologias são essenciais para garantir que todos os estudantes tenham acesso equitativo e com qualidade aos conteúdos nos dois idiomas.

 

Quais são os exemplos de tecnologias assistivas na Educação Bilíngue?

1. Leitores de tela e softwares de acessibilidade

Para estudantes cegos ou com baixa visão, ferramentas como o NVDA (NonVisual Desktop Access) e o JAWS (Job Access With Speech) possibilitam a leitura do conteúdo em voz alta, permitindo o acesso a textos em português e inglês. Além disso, extensões do Google Chrome como o ChromeVox tornam a navegação na web mais acessível, facilitando a interação com conteúdos digitais.

 

Ainda na Chrome Web Store, encontramos outras soluções para pessoas que necessitam de algum tipo de suporte. Por exemplo, ao fazer uma busca por ‘dislexia’, você encontra diversas extensões que podem ser utilizadas para as mais diversas finalidades, como o dislexia que facilita a navegação e leitura dos sites, ou ainda o open dislexic que deixa as páginas na navegação mais adequadas à leitura de pessoas disléxicas.

 

É importante lembrar, no entanto, que não existe uma única tecnologia assistiva que se adapte a todos os estudantes neurodivergentes. O uso eficaz dessas tecnologias requer, antes de tudo, testes e um período de adaptação, para, somente então, garantir que elas estão cumprindo seu papel de forma adequada.

 

2. Aplicativos de reconhecimento de voz

Ferramentas como o Google Voice Typing e o Dragon NaturallySpeaking auxiliam estudantes com dificuldades motoras ou transtornos da escrita, permitindo que produzam textos por meio da fala, tanto no idioma materno quanto em sua segunda língua. Além disso, o Speechnotes, disponível como aplicativo e extensão do Google Chrome, oferece um ambiente simplificado para ditado e transcrição automática.

 

3. Legendagem automática e tradução em tempo real

Recursos como o Google Translate e o Microsoft Translator são ferramentas valiosas para apoiar estudantes com dificuldades de compreensão oral, fornecendo legendas em tempo real durante aulas e apresentações bilíngues. Extensões como o Google Live Caption e o Substital também oferecem suporte para legendagem automática de vídeos e outros conteúdos multimídia.

 

4. Pranchas de comunicação alternativa

Estudantes com dificuldades na comunicação oral podem se beneficiar de aplicativos como o Proloquo2Go e o CBoard, que utilizam símbolos e pictogramas para facilitar a comunicação em diferentes idiomas. Outra opção é o Avaz, que permite personalizar pranchas de comunicação para atender às necessidades individuais dos estudantes.

 

5. Livros digitais e audiobooks

Ferramentas como o Bookshare e o Audible oferecem livros em formato acessível para estudantes com dislexia ou dificuldades de leitura, permitindo que acompanhem o conteúdo bilíngue de forma mais autônoma. Além disso, a extensão Mercury Reader também pode ser uma grande aliada, visto que ela simplifica textos na web, removendo distrações e tornando a leitura mais acessível.

 

6. Realidade aumentada e gamificação

Plataformas como o Merge EDU e o Immersive Reader criam experiências interativas que favorecem a aprendizagem de uma segunda língua de maneira mais lúdica e dinâmica, especialmente para estudantes com TDAH ou dificuldades de concentração. Em relação aos aplicativos, temos o Duolingo e o Quizlet que também podem ser usados para reforçar vocabulário e gramática de forma mais interativa.

 

7. Extensões do Google Chrome para acessibilidade e inclusão

Além das ferramentas mencionadas, diversas extensões do Google Chrome podem tornar a experiência de aprendizado mais acessível para estudantes em um ambiente bilíngue:

 

  • Read&Write for Google Chrome: fornece suporte para leitura, escrita e compreensão de textos, oferecendo recursos como leitura em voz alta, predição de palavras e dicionário visual.
  • Helperbird: extensão personalizável que auxilia estudantes com dislexia e dificuldades de leitura, permitindo modificar fontes, cores de fundo e espaçamento do texto.
  • Dark Reader: é útil para estudantes com sensibilidade à luz, permitindo ajustar o brilho e o contraste dos conteúdos na web, tornando a leitura mais confortável.
  • Google Dictionary: oferece definições instantâneas e pronúncia correta das palavras em diversos idiomas, facilitando a aprendizagem bilíngue.
  • Voice In Voice Typing: permite que os estudantes digitem usando a voz em qualquer campo de texto no navegador de preferência. Esta funcionalidade é útil para aqueles que têm dificuldades motoras ou de escrita.

 

Quais são as boas práticas para o uso de tecnologias assistivas na Educação Bilíngue?

Para que essas tecnologias sejam efetivas, é essencial que os educadores:

 

  • Avaliem as necessidades individuais de cada estudante.
  • Testem e selecionem os recursos mais adequados para cada contexto de ensino.
  • Busquem capacitação contínua sobre novas tecnologias e metodologias inclusivas.
  • Incentivem o uso das ferramentas não apenas por estudantes com deficiência, mas por toda a turma, promovendo um ambiente verdadeiramente inclusivo.
  • Estimulem o uso de extensões e aplicativos de forma pedagógica, garantindo que os estudantes saibam como utilizá-los de maneira autônoma e eficaz.
  • Comuniquem às famílias sobre as tecnologias utilizadas na escola e como elas podem potencializar o aprendizado em casa.

 

Como você viu, o uso de tecnologias assistivas na Educação Bilíngue inclusiva é um caminho promissor para garantir que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento e desenvolvam suas habilidades de comunicação de forma equitativa. Ao integrar esses recursos ao cotidiano escolar, educadores podem transformar desafios em oportunidades, construindo um ambiente de aprendizado acessível, dinâmico e enriquecedor para todos.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nos comentários sua experiência com o uso de tecnologias assistivas na Educação Bilíngue! Como você acredita que esses recursos podem transformar o aprendizado em sua escola?

 

Referências

  • Bersch, R. (2017). “Tecnologia Assistiva: Recursos e Estratégias para a Inclusão”. Porto Alegre: Mediação.
  • Brasil. (2015). “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br
  • Capovilla, F. C., & Raphael, W. D. (2012). “Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua Brasileira de Sinais”. São Paulo: Editora Edusp.
  • Fernandes, S., & Sarto, E. (2020). “Práticas Pedagógicas Inclusivas no Ensino Bilíngue”. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(1), 45-62.
  • Google for Education. (2022). “Ferramentas de Acessibilidade para Educação”. Disponível em: https://edu.google.com/intl/pt-BR.

 


 

Milena Mignossi

Milena Mignossi

Designer educacional e assessora pedagógica no Be - Currículo Bilíngue. Formada em Letras, com Licenciatura Plena em Português/Inglês. Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Superior. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Especialista em Educação Inclusiva. Pós-graduanda em Gestão de Projetos e Bilinguismo e Educação Bilíngue. Desde 2002 atua nas áreas de docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas, escolas regulares e colégios bilíngues, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Escritora de materiais didáticos para a Educação Bilíngue.

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