Dinâmicas para reunião com famílias: como incluir os familiares no processo educacional

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Realizar reuniões com as famílias é uma oportunidade valiosa para fortalecer a parceria entre a escola e os responsáveis pelos estudantes, garantindo que todos estejam alinhados em relação ao desenvolvimento desses estudantes.

 

Para que esses encontros sejam produtivos, é essencial adotar dinâmicas que facilitem a comunicação e a compreensão mútua. Cabe aos educadores e diretores passarem um feedback honesto e empático sobre a situação do estudante; por outro lado, eles também devem estar dispostos a ouvir feedbacks e percepções dos familiares.

 

Muito tem se falado da educação humanizada como um método eficiente para garantir o aprendizado. Além disso, essa nova forma de pensar o processo educacional pode (e deve) incluir as famílias, de modo a conseguir melhores resultados.

 

Diante disso, apresentamos algumas dicas práticas para educadores e diretores aplicarem nas reuniões com as famílias.

 

Envie um relatório de desempenho com antecedência

Ninguém quer ser pego de surpresa. Mesmo que o encontro com as famílias seja o melhor espaço para o diálogo, o ideal é manter os responsáveis pelo estudante a par de seu desempenho.

 

É muito mais fácil e produtivo discutir planos futuros e de recuperação, em especial para estudantes com dificuldade de aprendizagem, do que notificar as famílias sobre quaisquer problemas no dia do encontro.

 

Se sua escola trabalha com alguma ferramenta de gestão e CRM, vale a pena organizar todos os dados dos estudantes com antecedência – como notas, relatórios de progresso e exemplos de trabalhos –  e enviar por e-mail aos responsáveis.

 

Crie um ambiente mais receptivo

É importante que o responsável presente na reunião se sinta parte ativa do processo de aprendizagem do estudante. Por essa razão, usar uma linguagem simples, evitando termos técnicos, pode facilitar na compreensão e na inclusão de todos.

 

Outra dica para “quebrar o gelo” é fornecer feedbacks sinceros, mas equilibrados: fale tanto sobre as qualidade do estudante quanto a respeito das áreas que necessitam de mais atenção.

 

Crie um ambiente de troca entre as famílias

Divida os familiares em pequenos grupos para discutir questões específicas. Isso permite que eles compartilhem experiências e façam perguntas entre si, estreitando laços e se sentindo mais à vontade para conversar sinceramente.

 

Depois, reserve um tempo para que os familiares façam perguntas. Isso demonstra abertura e disposição para ouvir suas preocupações.

 

Aposte em ferramentas visuais

Gráficos de desempenho, slides com exemplos de trabalhos dos estudantes e vídeos curtos podem ser muito bons para aproximar as famílias do dia a dia do estudante, bem como para mostrar o trabalho que a escola está desempenhando.

 

Mostre portfólios com trabalhos dos estudantes para que os familiares vejam concretamente o progresso deles.

 

A Educação Bilíngue como diferencial

A Educação Bilíngue traz benefícios para além de um segundo idioma. Benefícios que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento cognitivo e à maior inclusão dos estudantes em um mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

 

Evidenciar esses pontos na reunião com as famílias pode se mostrar um grande diferencial. Isso porque, em todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), cerca de 1,2 mil escolas oferecem uma solução de Educação Bilíngue a seus estudantes. Enfatizar esses pontos pode ajudar os familiares a compreenderem o valor agregado que a Educação Bilíngue representa, reforçando a importância de sua continuidade e apoio.

 

Ao integrar essas práticas e dinâmicas nas reuniões, educadores e diretores podem criar um ambiente colaborativo e produtivo, beneficiando todos os envolvidos no processo educacional.

 

Ainda não tem um Currículo de Educação Bilíngue? Conte com o Be para transformar a sua escola em um ambiente de aprendizagem muito mais interativo e inclusivo.

 


 

Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Currículo Bilíngue.

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