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O mau comportamento pelas lentes da Disciplina Positiva

5 min

Lidar com o mau comportamento dos estudantes é um desafio que todos os educadores conhecem bem. Em qualquer segmento, gerenciar essas situações de maneira eficiente e empática é crucial para o desenvolvimento saudável de determinado grupo, bem como para criar um ambiente de aprendizado produtivo. É aí que entra a Disciplina Positiva: uma abordagem que se baseia no respeito mútuo e na colaboração, oferecendo ferramentas para entender e lidar com comportamentos desafiadores de forma construtiva.

 

Então, em vez de gastar suas energias lutando contra as tempestades comportamentais, que tal usar a Disciplina Positiva para navegar por elas de maneira mais tranquila e eficaz? Vamos explorar juntos como essa abordagem pode transformar sua sala de aula.

 

Mas o que é Disciplina Positiva?

A Disciplina Positiva é uma abordagem socioemocional baseada em respeito mútuo e cooperação. A base teórica vem de diversos estudos publicados nos livros da Dra. Jane Nelsen com coautores.

 

O principal objetivo da Disciplina Positiva é encorajar crianças e adolescentes, casais e colaboradores das empresas a se tornarem responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida. A Disciplina Positiva proporciona reflexões acerca das motivações subjacentes ao mau comportamento para ensinar habilidades sociais e emocionais.

 

Quais as razões do mau comportamento?

Para lidar efetivamente com o mau comportamento, é essencial compreender suas causas. Na perspectiva da Disciplina Positiva, o mau comportamento é frequentemente uma manifestação de necessidades emocionais não atendidas ou de dificuldades na comunicação de sentimentos. Algumas razões comuns:

 

1. Busca de atenção

Estudantes podem agir de forma disruptiva para obter a atenção de educadores e colegas.

 

2. Necessidade de poder

Comportamentos desafiadores podem ser uma tentativa de exercer controle ou poder em situações nas quais o estudante se sente impotente.

 

3. Frustração

Alguns estudantes podem se comportar mal como resposta a sentimentos de injustiça ou mágoa.

 

4. Desencorajamento

Quando os estudantes se sentem inadequados ou sem esperança de sucesso, podem adotar comportamentos inadequados como forma de expressão.

 

Como podemos lidar com o mau comportamento?

Com base nos princípios da Disciplina Positiva, compartilho algumas estratégias e aplicações práticas para lidar com comportamentos desafiadores em sala de aula.

 

1. Estabeleça conexões positivas

Construa relacionamentos sólidos com seus estudantes, mostrando interesse genuíno pela vida deles, por suas preocupações. Isso pode ajudar a prevenir muitos comportamentos disruptivos.

 

Na prática

Reserve alguns minutos no início de cada aula para conversar informalmente com os estudantes sobre seus interesses e hobbies. Use essa informação para personalizar exemplos durante as aulas, mostrando que você se importa com eles como indivíduos.

 

2. Defina limites claros e consistentes

As regras em sala de aula devem ser claras, justas e aplicadas de forma consistente. Envolva os estudantes na criação dessas regras para que se sintam responsáveis por elas.

 

Na prática

Crie um “contrato de sala de aula” com a participação dos estudantes. Discuta quais comportamentos são aceitáveis e quais não são, e faça com que todos assinem o contrato, reforçando a responsabilidade coletiva. Se possível, deixe o documento à mostra na sala de aula.

 

3. Use o reforço positivo

Encoraje comportamentos positivos por meio de elogios específicos e reconhecimento. Destaque os esforços e os progressos dos estudantes, não apenas os resultados.

 

Na prática

Crie um quadro de incentivo para a classe inteira, no qual os alunos podem trabalhar juntos para alcançar metas coletivas. Destaque os esforços colaborativos e a melhoria coletiva, não apenas o resultado, e forneça atividades e momentos especiais em grupo quando as metas forem alcançadas.

 

4. Trabalhe habilidades sociais e emocionais

Ajude os estudantes a desenvolverem habilidades como empatia, autocontrole e resolução de conflitos. Isso pode reduzir significativamente os comportamentos problemáticos.

 

Na prática

Faça sessões semanais de “círculo de discussão”, em que os estudantes podem falar sobre suas emoções e aprender técnicas de comunicação eficazes. Use situações hipotéticas para praticar a resolução de conflitos.

 

5. Ofereça escolhas e responsabilidades

Dê aos estudantes a oportunidade de tomar decisões sobre suas atividades e responsabilidades. Isso pode aumentar o senso de autonomia e reduzir os comportamentos de resistência.

 

Na prática

Permita que os estudantes escolham entre diferentes projetos ou tarefas dentro de um tema. Por exemplo, ao estudar uma história, ofereça a opção de escrever um ensaio, fazer uma apresentação ou criar um projeto artístico relacionado ao conteúdo.

 

6. Pratique a comunicação não violenta

Utilize a comunicação aberta e respeitosa para abordar comportamentos inadequados. Evite o uso de críticas ou punições severas, que podem agravar o problema.

 

Na prática

Quando um estudante se comportar de forma inadequada, use declarações na primeira pessoa (“eu”) para expressar como o comportamento afeta o ambiente de aprendizado. Por exemplo: “Eu me sinto preocupado quando você interrompe a aula, porque dificulta o aprendizado de todos”.

 

7. Envolva os pais e a comunidade

Trabalhe em parceria com os pais e outros membros da comunidade escolar para criar um suporte integrado para os estudantes. A colaboração pode oferecer uma rede de apoio mais ampla para eles.

 

Na prática

unto com sua Coordenação, organize reuniões regulares com os pais para discutir o progresso dos estudantes e compartilhar estratégias que estão sendo usadas em sala de aula. Crie um boletim informativo mensal para manter os pais informados sobre atividades e eventos escolares.

 

8. Reflexão e autoconsciência

Incentive os estudantes a refletirem sobre seus comportamentos e suas consequências. Promova a autoconsciência e o autoconhecimento como ferramentas para o crescimento pessoal.

 

Na prática

Depois de um incidente de mau comportamento, peça ao estudante que escreva um breve texto refletindo sobre o que aconteceu, por que aconteceu e como poderia ter sido diferente. Discutam o texto juntos, e ofereça a esse estudante um feedback construtivo.

 

Enfrentar o mau comportamento dos estudantes pode parecer uma missão impossível, mas, com a Disciplina Positiva presente de modo consistente, você encontra possibilidades de  transformar desafios em oportunidades. Ao adotar uma abordagem baseada no respeito mútuo e na colaboração, você não só contribui para a melhoria efetiva do comportamento deles, mas também cria um ambiente de aprendizado mais harmonioso e produtivo.

 

Então, da próxima vez que um estudante resolver testar os limites da sua paciência, respire fundo e lembre-se: você tem um arsenal de estratégias positivas à sua disposição. E, quem sabe, talvez você acabe descobrindo que o pequeno “furacão” da sala de aula tem um talento escondido que só precisa de um pouco de encorajamento para brilhar. No fim das contas, educar é como cuidar de um jardim: com paciência, carinho e as técnicas certas, todos podem florescer.

 


 

Rubia Cincea Leite

Rubia Cincea Leite

Assessora pedagógica do Be - Currículo Bilíngue e gestora escolar com Licenciatura em Letras – Português/Inglês – e Pedagogia; MBA em Gestão Escolar pela USP/Esalq; e outras certificações, incluindo TKT-CLIL (por Cambridge). Educadora há 23 anos, com experiência em docência bilíngue, gestão de sala de aula, liderança de equipe de professores, formação e consultoria. Atua há 5 anos na área de assessoria pedagógica e gestão de escolas regulares e escolas bilíngues, visando expandir o impacto positivo deixado na sociedade e fomentar as melhores práticas dentro e além da sala de aula.

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