Depoimentos escolares: como utilizar essa estratégia de marketing para captar e reter estudantes?

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O mercado educacional está cada vez mais competitivo, e isso é uma realidade bem conhecida. Por conta disso, as escolas estão constantemente em busca de maneiras eficazes de atrair e reter alunos. No entanto, como se destacar e conquistar a confiança das famílias?

 

A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: nas vozes de quem já vivencia a sua escola.

 

Os depoimentos escolares atuam como uma forma de ‘boca a boca’ potencializada, constituindo uma ferramenta de marketing altamente eficaz, capaz de estabelecer conexões, inspirar confiança e gerar resultados significativos. Confira como utilizar esse recurso na rotina de sua escola.

 

Por que a prova social é ouro no marketing educacional?

Qual mensagem te impacta mais: um anúncio dizendo que uma escola é ótima ou o relato de uma família compartilhando como o filho superou dificuldades com o apoio dos professores?

 

A verdade é que, quando se trata de educação, a confiança é essencial. As famílias não estão apenas em busca de um bom currículo, elas querem ter a certeza de que seus filhos estarão em um ambiente seguro, acolhedor e que realmente favoreça seu desenvolvimento.

 

A melhor maneira de transmitir essa mensagem de forma eficaz é permitindo que as famílias, que vivenciam o cotidiano da sua escola, compartilhem suas experiências com os outros. Depoimentos autênticos revelam o dia a dia da escola de uma maneira única, destacando os detalhes que fazem toda a diferença e que muitas vezes não são capturados nos materiais de divulgação tradicionais.

 

Quais os benefícios dos depoimentos para a sua escola?

Credibilidade lá em cima

Histórias de famílias e estudantes têm um impacto muito maior do que qualquer mensagem institucional. Elas transmitem confiança genuína e demonstram que sua escola realmente cumpre o que promete.

 

Conexão imediata com o público

Quando outras famílias se identificam com os desafios e conquistas compartilhados nos depoimentos, uma conexão muito mais profunda é criada. É como se pensassem: a escola realmente nos escuta e nos entende.

 

Segurança na hora da decisão

Um depoimento positivo funciona como um selo de aprovação. Mostra que outras famílias já confiaram na sua escola e encontraram o ambiente ideal para os filhos. Isso ajuda muito a diminuir a insegurança na hora da matrícula.

 

Transparência total

Depoimentos respondem às dúvidas mais comuns das famílias de um jeito sincero e direto, sem filtros, mostrando a rotina escolar pelos olhos de quem a vive.

 

Como colocar a mão na massa e coletar depoimentos incríveis?

Para transformar esses relatos em uma estratégia de marketing é importante ter um roteiro, que não precisa ser muito elaborado, para direcionar os esforços e as ações necessárias:

 

  1. Formalize com segurança: o primeiro passo é ter um termo de autorização de uso de imagem e voz assinado. Isso garante que tudo seja feito de forma transparente e evita qualquer problema futuro.
  2. Explore todos os formatos: vídeos são ótimos para emocionar e mostrar a autenticidade, mas relatos escritos são super práticos para redes sociais e site. Áudios também podem funcionar super bem, caso você faça uso de podcasts, por exemplo.
  3. Não espere cair do céu: crie oportunidades para as famílias e estudantes compartilharem suas experiências. Pode ser um formulário online, uma entrevista rápida depois de um evento, um convite por e-mail. Nestes casos, é importante utilizar a criatividade.
  4. Valorize a diversidade de vozes: busque depoimentos que representem a variedade da sua comunidade escolar e que falem sobre diferentes aspectos da experiência na escola: qualidade do ensino, acolhimento, atividades extracurriculares ou desenvolvimento dos estudantes, por exemplo.
  5. Faça as perguntas certas: para conseguir depoimentos ricos e relevantes, prepare algumas perguntas que incentivem respostas detalhadas e sinceras. Algumas ideias:
    • O que fez vocês escolherem a nossa escola?
    • Como tem sido a experiência aqui e o que vocês mais valorizam?
    • Vocês notaram alguma mudança no desenvolvimento do seu filho?
    • De que forma a escola atendeu às necessidades dele?
    • Qual o maior diferencial da nossa escola na opinião de vocês?
    • O que vocês diriam para outras famílias que estão pensando em matricular os filhos aqui?

 

Com essas práticas, a administração estará preparada para implementar uma estratégia de depoimentos escolares de maneira eficaz, que fortaleça a imagem da instituição e impulsione a captação de estudantes.

 

Como turbinar os depoimentos escolares no meio digital?

No mundo on-line, os depoimentos podem brilhar ainda mais. A seguir, algumas ideias para potencializar o impacto deles:

 

Redes sociais:

  • Compartilhe trechos curtos e impactantes em fotos, vídeos, carrosséis, stories e reels.
  • Crie séries temáticas, destacando as histórias de sucesso dos nossos estudantes, por exemplo.
  • Use os destaques do Instagram para criar uma seção só de depoimentos, organizada por temas.
  • Incentive os próprios pais e estudantes a compartilharem seus depoimentos com hashtags da escola.

 

Website:

  • Crie uma página especial para os depoimentos. É importante que ela esteja em um local fácil de encontrar.
  • Organize os depoimentos por categorias.
  • Use diferentes formatos (texto, vídeo, áudio).
  • Incorpore trechos de depoimentos em outras páginas do site, como a dos cursos, projetos e eventos.

 

Anúncios pagos:

  • Use depoimentos autênticos em anúncios nas redes sociais e outras plataformas.
  • Destaque os depoimentos em diferentes formatos (imagem, vídeo, carrossel) para chamar a atenção.
  • Segmente os anúncios para alcançar as famílias que têm mais chances de se interessar pela sua escola.

 

Vídeos curtos (Reels, Stories, Tik Tok):

  • Crie vídeos dinâmicos com trechos de depoimentos.
  • Incentive estudantes e famílias a participarem da criação dos vídeos para deixar tudo mais autêntico.

 

Como descobrir qual é o depoimento certo?

A confiança e a conexão são cada vez mais importantes e os depoimentos são uma ferramenta de marketing indispensável. Ao dar voz às experiências reais das famílias e dos estudantes, a sua escola não só ganha credibilidade, como também cria um laço de identificação e segurança com o público que você quer alcançar. Essa conexão é fundamental para atrair e manter estudantes, construindo uma comunidade escolar engajada e satisfeita.

 

Então, que tal começar agora mesmo a transformar as histórias da sua comunidade escolar no seu maior trunfo de marketing? Invista na coleta, gestão e divulgação estratégica de depoimentos autênticos e veja os resultados acontecerem!

 

Quer aprender mais sobre como aprimorar sua estratégia de marketing educacional? Explore outros artigos no nosso blog e continue se atualizando!

 


 

Vinicius Muniz

Vinicius Muniz

Publicitário, pós-graduando em Gestão de Projetos, com mais de seis anos de experiência em marketing no setor da educação. Atualmente, é Analista de Marketing no Be - Currículo Bilíngue, onde desenvolve estratégias de Inbound Marketing, automação e CRM para fortalecer a marca e engajar o público. Apaixonado por storytelling, tecnologia e marketing de conteúdo, busca sempre unir criatividade, tecnologia e dados para potencializar resultados.

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