A nova marca do Be Currículo Bilíngue, com enfoque no Be que representa o ser bilíngue, se tornar bilíngue. Dois balões, um em cor azul e outro em cor verde, representa o trânsito natural entre as duas línguas, o português e o inglês. Por fim, Currículo Bilíngue representa a sabedoria e o conhecimento pedagógico do Be Currículo Bilíngue, como a melhor solução bilíngue para escolas.

Como as escolas podem usar datas comemorativas para dar visibilidade ao Currículo Bilíngue

5 min

As datas comemorativas oferecem uma oportunidade única para as escolas trabalharem com o Currículo Bilíngue e promoverem um ambiente de aprendizado dinâmico e culturalmente diversificado.

 

Neste artigo, vamos abordar como as escolas podem usar as datas comemorativas para dar visibilidade ao que está sendo trabalhado com o Currículo Bilíngue às famílias.

 

Por que é importante trabalhar as datas comemorativas?

As datas comemorativas são momentos em que a cultura, a história e os valores sociais se encontram. Para o Currículo Bilíngue, elas são oportunidades que conectam os estudantes com o mundo ao seu redor.

 

Trabalhar com datas comemorativas em ambientes educacionais bilíngues é importante porque proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas, tradições e histórias, promovendo o respeito e a valorização da diversidade e oferecendo um contexto histórico que os ajuda a entender melhor o mundo ao seu redor.

 

Com o Currículo Bilíngue, celebrar essas datas de maneira criativa e interativa pode aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes, tornando o aprendizado mais divertido e significativo, além de ser uma ótima oportunidade de mostrar às famílias como o inglês vem sendo desenvolvido na escola.

 

Outro ponto importante é que as celebrações podem promover a interação social e o trabalho em equipe, desenvolvendo habilidades sociais importantes, uma vez que as datas comemorativas podem aproximar a escola da comunidade escolar, fortalecendo laços e promovendo a participação ativa dos familiares no processo educacional.

 

O papel das datas comemorativas na Educação Bilíngue

Em todos os componentes curriculares do Currículo Be, as oportunidades de trabalhar com as datas comemorativas proporcionam aos estudantes uma compreensão mais profunda e integrada das diversas culturas e sociedades, e podem ser usadas para introduzir os estudantes a variadas tradições culturais, práticas sociais e histórias.

 

Celebrar o Thanksgiving, por exemplo, ajuda os estudantes a entenderem nuances culturais importantes, uma vez que as datas comemorativas frequentemente têm raízes históricas profundas.

 

Ao estudá-las, os estudantes podem fazer conexões entre a história e a geografia das regiões, entendendo como o passado influencia o presente cultural e geográfico. Em ciências, os estudantes podem compreender o desenvolvimento de tecnologias regionais e como aplicar soluções inovadoras aos problemas locais.

 

Ao integrar o Currículo Bilíngue com as celebrações culturais, os estudantes têm a chance de vivenciar o inglês de forma prática e contextualizada, aprendendo vocabulário e expressões relacionadas a essas datas. Tudo isso reforça que cultura vai muito além de comidas e roupas típicas, pontos muitos superficiais deste conceito.

 

Compreender e celebrar as festividades de diferentes culturas promove a empatia e o respeito pela diversidade cultural, valores essenciais em um mundo globalizado.

 

Portanto, explorar as datas comemorativas com intencionalidade pedagógica pode ser uma ferramenta valiosa na Educação Bilíngue para conectar os estudantes com o mundo à sua volta, de uma maneira educativa e enriquecedora.

 

Como trabalhar as datas comemorativas

As datas comemorativas podem ser trabalhadas de diversas formas em conjunto com o Currículo Bilíngue, como, por exemplo:

 

  • Projetos Temáticos: Desenvolver projetos que se relacionem com a data comemorativa incentiva os estudantes a pesquisarem e apresentarem sobre a história, tradições e significados da data.

 

  • Atividades Artísticas: Incluir atividades como desenho, pintura, música e teatro relacionadas à data comemorativa permite que os estudantes expressem sua compreensão e apreciação da cultura.

 

  • Eventos e Celebrações: Organizar eventos na escola que celebrem a data, como festivais culturais, feiras e apresentações musicais proporcionam experiências imersivas para os estudantes.

 

Essas são algumas das atividades que promovem o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição da Língua Inglesa.

 

Para além dessas atividades, é recomendado também a adoção de estratégias lúdicas e interativas, como jogos, dramatizações, investigações e outros projetos que possam ir a fundo nas questões culturais conectadas às datas, tornando o aprendizado mais atraente e eficaz.

 

A integração do Currículo Bilíngue com a BNCC

A habilidade (EF01HI08) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância de os estudantes reconhecerem o significado de comemorações e festas escolares.

 

O desenvolvimento dessa habilidade tem como objetivo fazer com que crianças e jovens saibam crianças e jovens a diferenciar as datas festivas celebradas na escola daquelas comemoradas em contextos familiares ou comunitários.

 

Para o Currículo Bilíngue, o desenvolvimento de uma compreensão cultural mais ampla ajuda os estudantes a entender a diversidade de tradições e práticas culturais no ambiente escolar.

 

Ao explorar essas diferenças, os estudantes começam a entender como as celebrações refletem valores culturais e sociais específicos, estimulando o desenvolvimento linguístico, cultural, e social dos estudantes

 

Recomendações para Educadores

Para educadores que desejam trabalhar com as datas comemorativas para dar visibilidade ao Currículo Bilíngue, algumas recomendações incluem:

 

  • As datas comemorativas escolhidas devem ser culturalmente significativas e oferecer oportunidades para trabalhar tanto a língua quanto a cultura – além dos componentes curriculares – de maneira multidisciplinar.

 

  • O educador deve se assegurar de que as atividades relacionadas às datas comemorativas estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem do Currículo Bilíngue e da escola.

 

  • Utilizar as datas comemorativas para criar conexões entre diferentes áreas do conhecimento é uma prática muito importante.

 

  • É recomendado também proporcionar oportunidades para que os estudantes e suas famílias participem ativamente nas ocasiões.

 

Lembre-se que essas são apenas recomendações. Os educadores devam ter a liberdade para inserir elementos que possam trabalhar a conexão do Currículo Bilíngue com os estudantes e as famílias de maneira autoral e personalizada para o seu contexto escolar, é importante que não se restrinjam às superficialidades do conceito de Cultura.

 

Desenvolver o repertório cultural do estudante

O trabalho com datas comemorativas no Currículo Bilíngue desenvolve o repertório cultural dos estudantes, pois desenvolvem uma compreensão mais profunda das diferenças culturas, enquanto celebram e aprendem.

 

Além disso, essas atividades oferecem uma excelente oportunidade para os familiares observarem e compreenderem o progresso e o envolvimento dos estudantes com o Currículo Bilíngue.

 

Portanto, integrar datas comemorativas de maneira significativa na Educação Bilíngue não apenas amplia a experiência educacional, mas também destaca o valor da diversidade cultural no ambiente escolar e familiar.

 

Quer levar esse trabalho incrível para sua escola? Fale com um de nossos consultores.

 


 

Jaqueline Camargos

Jaqueline Camargos

Head de marketing e experiência do cliente do Be - Currículo Bilíngue. Formada em Publicidade e Propaganda (PUC). Especialista em Gestão de Marcas pela PUC e MBA em Gestão de Projetos pelo Ibmec. Comunicóloga com mais de 15 anos de experiência em estratégias de marketing, grandes campanhas, agências de publicidade e veículos de comunicação, sendo os últimos 8 anos dedicados ao marketing educacional.

Search

Conteúdos mais lidos

O fazer pedagógico demanda reflexões constantes nbsp Compreender os objetivos fundamentais na relação entre ensino e aprendizagem e como se