Volta às aulas: uma oportunidade para experiências bilíngues e inclusivas

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Com o início de um novo ano letivo, as escolas bilíngues enfrentam o desafio de criar um ambiente inclusivo que acolha todos os estudantes. Uma abordagem inclusiva não apenas melhora a experiência de aprendizado, mas também promove o respeito à diversidade linguística e cultural. Aqui estão algumas dicas práticas para garantir uma volta às aulas inclusiva em contextos bilíngues. 

Crie um ambiente de boas-vindas 

  • Sinalização bilíngue: Utilize sinalização em ambas as línguas para ajudar os estudantes a se orientarem no ambiente escolar de forma natural.
  • Mensagens de boas-vindas: Exponha mensagens de boas-vindas em diferentes idiomas para celebrar a diversidade cultural e linguística.
  • Remova barreiras: Verifique se todos os estudantes têm acesso seguro a todas as áreas da escola. 

Adapte o currículo e o material didático 

  • Recursos multissensoriais: Use materiais visuais, de áudio e táteis para apoiar o aprendizado da língua adicional, facilitando a compreensão por parte de todos os estudantes. Diferentes formas de levar o conteúdo ou a mensagem aos estudantes configuram um caminho inclusivo para garantir que todos tenham acesso ao que é proposto. 
  • Leituras diversificadas: Disponibilize livros e textos que reflitam diversas culturas, histórias, jeitos de ser, interagir e pensar, em ambas as línguas, promovendo a inclusão e o interesse pelo aprendizado bilíngue. Ter espaço para leitura, com materiais em ambos os idiomas trabalhados na escola, estimula a curiosidade e pode ajudar a desenvolver projetos como clubes de leitura, mural de recomendações, exposições literárias, etc. 

Promova a colaboração entre os estudantes 

  • Projetos colaborativos: Desenvolva atividades em grupo que incentivem a interação entre os estudantes. Momentos em que eles possam se conhecer, reconhecer pontos em comum, se auxiliar para o desenvolvimento de tarefas e afins. O começo do ano pode ser uma oportunidade para alinhar expectativas, conhecer os colegas, desenvolver habilidades de comunicação enquanto utiliza a língua adicional para uma caça ao tesouro, por exemplo. 

Ofereça suporte linguístico adequado 

  • Scaffolding e suporte adicional: Utilize estratégias de scaffolding nas aulas a fim de garantir que todos os estudantes tenham o nível de apoio adequado para as atividades propostas. Estudantes calouros, vindos de um contexto não bilíngue, podem precisar de um apoio adicional sobretudo nas primeiras semanas para não se sentirem deslocados e desmotivados.  
  • Material de apoio: Desde dicionários até cartazes de apoio nas paredes para que os estudantes tenham suporte visual do vocabulário que mais acionam durante as aulas. 

Forme professores e colaboradores 

  • Formação contínua: Ofereça momentos formativos para professores e funcionários sobre como criar um ambiente inclusivo e eficaz para o ensino bilíngue.
  • Sensibilização cultural: Promova workshops que abordem a importância da diversidade e como ela pode ser integrada no processo de ensino-aprendizagem.

Envolva as famílias na experiência escolar 

  • Comunicação bilíngue: Mantenha as famílias informadas com comunicados em ambas as línguas, facilitando a participação ativa na educação dos filhos e integrando as famílias que também sejam bilíngues.
  • Eventos culturais: Organize eventos que celebrem a multiplicidade e incentivem as famílias a compartilharem suas experiências. 

Incentive a autoestima e a confiança 

  • Celebração de conquistas: Reconheça e celebre o progresso individual dos estudantes, destacando seus esforços e conquistas. Feedbacks estruturados e significativos podem ajudar o aprendiz a entender o quanto ele evoluiu e como ele pode avançar ainda mais no seu desenvolvimento. 
  • Ambiente seguro: Crie um ambiente onde os estudantes se sintam confortáveis para cometer erros e aprender com eles, sem medo de julgamento.

Implementar essas práticas pode transformar a volta às aulas em uma experiência enriquecedora e inclusiva para todos. Um ambiente bilíngue acolhedor não só promove a aprendizagem eficaz, mas também prepara as crianças para um mundo diversificado e interconectado.

Milena Mignossi

Milena Mignossi

Assessora pedagógica do Be - Currículo Bilíngue. Formada em Letras, com Licenciatura Plena em Português/Inglês. Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Superior. Pós-graduanda em Neurociência e Educação, em Educação Especial e Inclusiva e em Adaptação de Currículos e Materiais. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com certificação TESOL. Desde 2002, atua com docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas, escolas regulares e colégios bilíngues, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Escritora de materiais didáticos para ESL e Educação Bilíngue e escritora de livros infantis bilíngues.

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