6 passos para fazer uma campanha de marketing escolar de sucesso

8 min

Chegou um dos momentos mais importantes do calendário escolar: o período de rematrícula e abertura de novas vagas. É neste período que os times pedagógico e de marketing se organizam para liberar as campanhas de captação de novos estudantes para o próximo ano.

 

Se você também está planejando sua campanha de matrícula, este artigo é para você. Vamos explorar o que você precisa considerar para criar uma campanha de matrícula eficaz e atrair mais estudantes para sua escola.

 

Key Takeaways

 

  • Entenda o perfil do seu público para desenvolver campanhas mais direcionadas.

 

  • Defina objetivos claros para medir o sucesso das suas ações.

 

  • Utilize as redes sociais para aumentar a visibilidade e o engajamento.

 

  • Crie eventos e visitas guiadas que deixem uma boa impressão nos visitantes.

 

  • Use depoimentos e provas sociais para construir confiança.

 

  • Mantenha um bom relacionamento com os estudantes atuais para garantir a retenção.

 

Conheça seu público

Antes de qualquer coisa, você precisa entender quem é o público da sua campanha e qual o comportamento desse público na sua região e na internet. É preciso saber quais redes sociais eles utilizam mais, quais locais na cidade eles mais frequentam e quais seus valores e preferências.

 

Uma boa estratégia para conhecer melhor o seu público é conversar com as famílias que já têm filhos na escola:

 

  • Faça enquetes no Instagram para conhecer melhor quem são os seus seguidores.

 

  • Faça pesquisa quantitativa com as famílias para conhecer as preferências do seu público.

 

  • Você também pode fazer pesquisa qualitativa com uma pequena amostragem de famílias, por telefone ou presencialmente.

 

O segredo aqui é organizar o que você quer saber; e depois elaborar a melhor forma de perguntar sobre isso, de maneira que o retorno traga bons insights.

 

Além de conseguir boas informações para conhecer melhor o seu público, essa pode ser a oportunidade de você coletar depoimentos de famílias e estudantes, que podem sustentar sua estratégia de marketing com gatilhos de prova social.

 

Defina suas metas e objetivos

Antes de começar a campanha, você precisa considerar seu público atual e seu público de interesse, que são as novas famílias e estudantes que passarão a fazer parte do seu público no ano seguinte.

 

Para cada um desses públicos, você vai precisar pensar em estratégias específicas de relacionamento e comunicação.

 

Para o público atual, considere:

 

  • Ter um período prioritário para a rematrícula antes da abertura oficial das matrículas.

 

  • Apresentar vantagens exclusivas para o adiantamento da matrícula.

 

  • Criar um momento oficial para a apresentação das novidades do próximo ano, divulgando os materiais e as estratégias pedagógicas.

 

  • Planejar a entrega de um kit bem legal na efetivação da matrícula.

 

  • Levar esse público para dentro da escola, convidando-o a participar de um momento junto dos estudantes (aqui, as Feiras de Ciências podem ser uma ótima oportunidade).

 

Para o público de interesse, você vai precisar de uma estratégia mais ampla e que considere ações para topo, meio e fundo de funil. Aqui, vale considerar:

 

  • Divulgação em redes sociais, anúncios de rádio, outdoor e mídia out of home, estande e placas de shopping.

 

  • Abertura de um concurso de bolsas.

 

  • Eventos de “escola aberta”, com atividades e interlocução com o corpo pedagógico da escola.

 

  • Montagem de uma sala de encantamento ou sala de matrículas.

 

  • Material de divulgação claro, objetivo e que entregue valor para as famílias.

 

Você deve considerar ainda, antes de pensar nas estratégias para este último público, qual a quantidade de vagas disponíveis em cada ano e segmento. Dessa forma, o seu esforço será melhor direcionado.

 

Utilize as redes sociais

Que as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação, você já sabe. É por meio delas que comunicamos quem somos como marca e geramos conversas com a nossa comunidade. E, neste momento, mais do que nunca, elas são um valioso veículo para o fortalecimento e a distribuição da sua campanha de matrícula.

 

Algumas dicas sobre essas poderosas aliadas na sua campanha de matrícula.

 

  • Facebook e Instagram Faça publicações regulares sobre a escola, mostrando eventos, conquistas dos estudantes, momentos durante as aulas e tudo o que acontecer de mais relevante e interessante no dia a dia da escola.

 

Este é o espaço de validação e concretização das suas propostas. É onde você pode mostrar tudo o que compõe os seus diferenciais: espaço físico, professores, proposta pedagógica, parceiros educacionais e abordagens pedagógicas específicas, como a Educação Bilíngue.

 

As redes sociais também são fundamentais quando o assunto é contar uma história. É nelas que você vai encontrar a maior variedade de formatos para isso: vídeo, live, carrossel de fotos, stories, trends, depoimentos. A dica é utilizar sempre o maior volume de recursos para contar uma história.

 

Se você quer contar a história de uma família em que que os pais passaram pela escola e agora o filho segue esse mesmo caminho, por exemplo, você pode usar depoimento em vídeo com os pais contando como era estudar na escola na época deles e que emoção eles sentem agora ao ver o filho trilhando o mesmo percurso; pode também compor a história trazendo um stories com o making of da gravação, mostrando estudante e família em clima alegre e descontraído; e pode trazer contrapontos de professores da época dos pais e que ainda trabalham na escola.

 

E isso tudo pode virar depois um carrossel com fotos da família endossando a campanha, posts estáticos com frases marcantes proferidas pela família e pelo estudante. Você pode também contar essa história em um único reel, com narração e fotos. As possibilidades são infinitas.

 

  • Anúncios Pagos Invista em anúncios segmentados para alcançar mais pessoas que correspondam ao seu público-alvo.

 

  • Interação – Responda a comentários e mensagens rapidamente. A interação fortalece a relação com a comunidade.

 

Ofereça experiências inesquecíveis

Visitas guiadas, feiras de profissões e eventos abertos são ótimas formas de mostrar a escola para as famílias. Assegure-se de que os visitantes saiam desses momentos impressionados com a estrutura, com o corpo docente, com o acolhimento e com as soluções educacionais adotadas pela escola.

 

Para esses momentos, considere:

 

  • Ter uma recepção especial para os visitantes – Você pode oferecer algum lanche ou brinde especial para deixar o momento ainda mais especial. Mas o mais importante é o acolhimento; deixe alguém responsável por guiar toda essa visita, mostrando os espaços e os diferenciais da escola.

 

  • Tenha um espaço especial de acolhimento – É importante ter um espaço especial de acolhimento para essas famílias, onde vocês possam conversar melhor sobre a proposta da escola e mostrar um pouco dos materiais didáticos utilizados. Em geral, chamamos esse espaço de sala de matrículas, mas pode ser a sala da diretoria ou outra sala de reunião também. É importante que este espaço esteja decorado, seja acolhedor e confortável, e você tenha à mão os materiais de que precisa para a conversa.

 

  • Cuide para ter uma comunicação especial – Pense no antes, no durante e no depois. Que informações são importantes para os visitantes em cada um desses momentos? Crie uma régua de comunicação pensando nisso, deixando claro horários, endereços, acessos e o que eles verão. Isso vale para o pós também; envie uma mensagem acolhedora agradecendo a visita, se colocando à disposição para tirar outras dúvidas e, o mais importante, falando sobre os próximos passos ou sobre as condições especiais para fechamento da matrícula.

 

Depoimentos e provas sociais

Nada é mais relevante do que ver a experiência de outras famílias e estudantes. Utilize depoimentos, vídeos de ex-estudantes bem-sucedidos e avaliações positivas para construir confiança.

 

Esses depoimentos podem ter vários formatos e podem ser utilizados ao longo de toda a campanha: nas redes sociais, nas mídias externas, no site e até na escola – em cartazes e TVs.

 

Acompanhamento e retenção

Você provavelmente já sabe, mas vale sempre relembrar: não basta atrair novos estudantes; é essencial manter os atuais satisfeitos e engajados. E para isso é preciso, ao longo de todo o ano, oferecer um atendimento de excelência, sempre próximo, disponível e aberto ao feedback.

 

Para isso, é importante:

 

  • Ter um time alinhado, engajado e treinado – Promova momentos de formação, mostrando a todos quais os pilares de acolhimento da escola e como se espera que famílias e estudantes se sintam ao serem atendidos em diferentes momentos.

 

  • Revisar processos de atendimento – Revise periodicamente seus processos de acolhimento – de secretaria, de coordenação, de biblioteca ou qualquer outro. Entenda quais os gargalos e as possibilidades de melhoria.

 

  • Promover mais momentos de acolhimento para famílias ao longo do ano – Não deixe para encontrar com as famílias somente em algum evento na escola, na reunião de pais ou para resolver problemas. Crie oportunidades de escuta ativa e até de momentos formativos sobre temas transversais. Ter uma escola de pais é uma ótima oportunidade de estar sempre próximo e promovendo discussões saudáveis.

 

Todas essas ações serão ainda mais eficazes se forem planejadas de forma estratégica, coletivamente e incluídas no calendário escolar já no início do ano. Dessa maneira, pode-se ter uma visão de curto, médio e longo prazos, garantindo que todas as frentes apresentadas neste artigo estejam contempladas no ano letivo.

 

Planejar a campanha de matrículas pode parecer uma tarefa assustadora, mas, com as estratégias certas, você pode não só aumentar o número de inscrições, como também construir uma comunidade escolar forte e engajada. Lembre-se de que o segredo está em conhecer bem o seu público, definir objetivos claros, utilizar as redes sociais de forma inteligente, oferecer conteúdos de valor e garantir um atendimento eficaz.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seu time e faça uma campanha de matrículas ainda mais eficaz.

 

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Jaqueline Camargos

Jaqueline Camargos

Head de marketing e experiência do cliente do Be - Currículo Bilíngue. Formada em Publicidade e Propaganda (PUC). Especialista em Gestão de Marcas pela PUC e MBA em Gestão de Projetos pelo Ibmec. Comunicóloga com mais de 15 anos de experiência em estratégias de marketing, grandes campanhas, agências de publicidade e veículos de comunicação, sendo os últimos 8 anos dedicados ao marketing educacional.

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