Desafiar e inspirar estudantes no Ensino Médio significa ir além das salas de aula e dos métodos tradicionais de ensino. Educadores experientes e atualizados sabem que, para conseguir e manter a atenção dos jovens, é importante apostar em práticas pedagógicas inovadoras.
A Educação Bilíngue precisa ser vivenciada no dia a dia do estudante. E, para isso, criar planos de ação com tarefas que despertem o interesse e propor atividades em inglês diversificadas podem ser a chave para conseguir uma experiência transformadora.
Para um Ensino Médio mais dinâmico e envolvente, propomos algumas atividades em inglês que podem estimular o aprendizado dos estudantes. Veja a seguir.
Atividades em inglês para Ensino Médio
1. Debates
Organizar debates sobre temas atuais permite que os estudantes pratiquem habilidades de argumentação e, ao mesmo tempo, exercitem a conversação em inglês. Além de desenvolverem habilidades linguísticas, com o debate, os estudantes se preparam para expressar opiniões de maneira clara e persuasiva, ampliando seu repertório linguístico e de conteúdo para discorrerem sobre qualquer assunto.
2. Jornal escolar em inglês
Criar um jornal escolar no qual os estudantes possam escrever artigos, reportagens e ensaios em inglês é uma oportunidade excelente para melhorar as habilidades de escrita. Além disso, eles podem entrevistar outros colegas e educadores para explorar diferentes estilos de escrita e aprimorar seu vocabulário acadêmico.
3. Clubes de leitura
Uma das vantagens de aprender um segundo idioma é o acesso a obras de diferentes autores que não foram traduzidas para o português ou até mesmo às que o estudante queira ler no idioma original.
Formar clubes de leitura permite que os estudantes explorem obras de um jeito totalmente novo e cria um ambiente colaborativo de discussões sobre a temática, os personagens e a própria história narrada. Além de promover uma naturalidade maior de leitura em inglês, essa atividade incentiva os estudantes a criarem hábitos de leitura.
4. Projetos de pesquisa
Realizar projetos de pesquisa em inglês sobre temas de interesse dos estudantes, como questões sociais, científicas ou culturais, incentiva a pesquisa autônoma e a prática da redação acadêmica. Os estudantes podem apresentar seus projetos oralmente, praticando habilidades de apresentação e debate em um segundo idioma.
5. Dramatizações
Encenar peças teatrais em inglês, seja adaptando obras literárias, seja criando peças originais, permite que os estudantes desenvolvam habilidades de interpretação, expressão corporal e colaboração em grupo. Isso também promove uma compreensão mais profunda do texto e das culturas de países falantes de língua inglesa. É uma ótima oportunidade para incluir expressões regulares, objetivando uma conversação mais natural e fluida em outro idioma.
6. Entrevistas simuladas
Simular entrevistas de emprego, entrevistas com figuras históricas ou entrevistas para reportagens fictícias ajuda os estudantes a praticar a comunicação escrita e oral em situações do mundo real. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades de escrita, conversação, retórica, formulação de perguntas e respostas, além de expandir o vocabulário técnico, acadêmico e coloquial.
7. Produção de vídeos
Uma geração hiperconectada e que aprecia os formatos multimídia vai adorar a possibilidade de criar vídeos educativos em inglês, como tutoriais, vlogs, campanhas de conscientização ou minidocumentários. Além de desenvolverem melhor a língua inglesa, os estudantes exercitam a criatividade.
O Be é uma solução personalizada que oferece um Currículo de Educação Bilíngue para escolas que desejam transformar o ensino de línguas, formar educadores mais qualificados e estudantes mais engajados. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!