7 planos de ação para ajudar estudantes com dificuldade de aprendizagem

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Um dos objetivos centrais de qualquer instituição de ensino é garantir o bom desempenho acadêmico de seus estudantes. O que parece uma tarefa básica, na verdade pode se revelar bastante desafiadora. Para evitar esse cenário, criar planos de ação para estudantes com dificuldade de aprendizagem é essencial.

 

Existem várias razões pelas quais os estudantes no Brasil podem apresentar dificuldade na aprendizagem. O método educacional de aprendizagem é uma das principais.

 

Também a falta de apoio familiar, educadores pouco qualificados ou desatualizados e o uso de metodologias de aprendizagem inadequadas dificultam o processo educacional do jovem.

 

Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem leva ao desgaste do estudante, resultando no desânimo de querer aprender mais. Para evitar esse tipo de problema, é importante criar planos de ação para estudantes com dificuldade de aprendizagem. Planos que sejam inclusivos e humanizados, pensados nas necessidades individuais desse estudante.

 

A seguir, separamos algumas dicas relevantes para os educadores, de modo que eles lidem melhor com esse tipo de situação e revertam esse cenário.

 

1. Avaliação individualizada

Faça uma avaliação individualizada para identificar as áreas específicas em que o estudante está enfrentando dificuldade. Isso ajudará a direcionar o suporte e as estratégias de ensino adequadas.

 

2. Adaptações no plano de aula

Faça adaptações no currículo para atender às necessidades do estudante. Isso pode incluir a simplificação de tarefas, o uso de recursos visuais ou a oferta de atividades práticas para melhorar a compreensão.

 

3. Intervenções personalizadas

Desenvolva um plano de intervenção personalizado para o estudante, com metas e objetivos claros. Isso pode envolver sessões de tutoria individual, atividades de reforço ou participação em programas de apoio específicos.

 

4. Participação das famílias no processo

Mantenha uma comunicação aberta e regular com as famílias. Compartilhe informações sobre o progresso acadêmico, discuta estratégias eficazes e solicite feedback para melhorar o suporte oferecido.

 

5. Colaboração dos profissionais de apoio

Trabalhe em conjunto com os profissionais de apoio – psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos –, a fim de obter orientações adicionais mais precisas sobre como ajudar o estudante a superar suas dificuldades.

 

6. Tarefas lúdicas

Optar por atividades lúdicas pode ser benéfico para tirar a tensão e resgatar (ou mesmo criar) o prazer pelos estudos por parte do estudante. Jogos de tabuleiro, músicas, vídeos e outros recursos podem ser muito úteis.

 

7. Reforço positivo e apoio emocional

Reconheça e valorize o progresso do estudante, oferecendo reforço positivo e encorajamento. Além disso, esteja atento ao bem-estar emocional dele e forneça um ambiente de apoio e compreensão.

 

Lembre-se de que cada estudante é único, e é importante adaptar essas estratégias de acordo com as necessidades de cada um. Trabalhar em estreita colaboração com a equipe escolar e buscar apoio adicional quando necessário também é fundamental para o sucesso do estudante.

 

Como a Educação Bilíngue pode ajudar estudantes com dificuldade de aprendizagem?

Adotar uma solução de Educação Bilíngue para a sua escola vai muito além do que apenas ensinar um segundo idioma para os estudantes. O Currículo de Educação Bilíngue do Be é consistente e oferece várias estratégias e abordagens pedagógicas para gerar benefícios na comunicação, no relacionamento, na inclusão e muito mais.

 

Confira agora os principais benefícios da Educação Bilíngue para apoiar educadores nos planos de ação para estudantes com dificuldade:

 

  • Aprender um segundo idioma envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como memória, atenção e resolução de problemas, o que pode fortalecer as habilidades de aprendizagem em geral, beneficiando estudantes com dificuldade de aprendizagem.

 

  • Aprender um novo idioma e se comunicar em diferentes contextos pode aumentar a autoestima e a confiança dos estudantes. Isso pode ter um impacto positivo na motivação para aprender e superar desafios acadêmicos.

 

  • A Educação Bilíngue oferece uma variedade de abordagens de ensino, como aulas interativas, uso de recursos visuais e atividades práticas. Tal diversificação das estratégias de aprendizagem pode atender às necessidades individuais dos estudantes, permitindo que eles encontrem métodos mais eficazes.

 

  • Aprender um segundo idioma pode aprimorar as habilidades de comunicação dos estudantes tanto na língua aprendida como na de nascimento. Isso pode facilitar a expressão de ideias e melhorar o relacionamento e a interação com outros colegas.

 

  • A Educação Bilíngue expõe os estudantes a diferentes culturas e perspectivas, promovendo a compreensão intercultural e a tolerância. No longo prazo, isso pode gerar empatia e valorização da diversidade, criando um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.

 

  • Parceiros do Be têm ainda mais apoio. Um time de especialistas, mestres e doutores em Educação Bilíngue e profissionais especialistas em inclusão estão sempre disponíveis para trabalhar com os educadores, lado a lado, desenvolvendo estratégias personalizadas e adequadas à realidade dos estudantes.

 

É importante ressaltar que a Educação Bilíngue deve ser adaptada às necessidades individuais de todos os aprendizes, com especial atenção aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Educadores e outros profissionais da área devem fornecer suporte adicional, estratégias de ensino diferenciadas e acompanhamento individualizado para garantir que esses estudantes se beneficiem plenamente de uma Educação Bilíngue transformadora.

 


 

Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Currículo Bilíngue.

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