Todo educador sabe que o principal componente na orientação do processo de aprendizagem é o currículo. Quando se trata do ensino de uma segunda língua, o currículo de Educação Bilíngue é essencial.
As instituições de ensino contam com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência, que fornece diretrizes claras sobre as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas por um estudante em cada componente curricular, independentemente da escola em que estiver matriculado.
Neste artigo vamos abordar o que é um currículo de Educação Bilíngue e como ele contribui para o melhor desenvolvimento do estudante e para um processo de aprendizagem multifacetado.
Ao adotar um currículo bilíngue a escola promove o desenvolvimento da proficiência em duas línguas.
Principais tópicos:
O papel do Currículo de Educação Bilíngue
O Currículo de Educação Bilíngue envolve o ensino dos componentes curriculares em duas línguas, geralmente a língua de nascimento e uma segunda língua, como o inglês.
Utilizando a estrutura educacional já definida pelo Ministério da Educação e seguindo suas diretrizes, um currículo estruturado de forma bilíngue ajuda os estudantes a se tornarem fluentes em um novo idioma e compreender a cultura relacionada a essa língua.
Isso facilita a interação com diferentes culturas e contribui para a formação de cidadãos globais.
Ao desenvolver a compreensão auditiva, fala, leitura e escrita na língua inglesa, utilizando a própria jornada educacional do estudante, o currículo de Educação Bilíngue é uma poderosa ferramenta para expandir e aprimorar a aprendizagem.
Afinal, o que é um currículo bilíngue?
Pensado para desenvolver a proficiência acadêmica, o Currículo Be é um Currículo de Educação Bilíngue que possibilita aos estudantes transitarem de forma fluente tanto no ambiente social quanto no acadêmico.
Com isso, o Currículo Be cumpre todos os objetivos e requisitos da BNCC para o desenvolvimento de habilidades e competências utilizando o inglês como instrumento para isso. Além disso, o Currículo Be enriquece o repertório linguístico e cultural dos estudantes, ampliando suas perspectivas e incentivando novas formas de pensamento à medida que se desenvolvem.
Trabalhamos três componentes curriculares diferentes:
Science: Envolve o estudante na exploração das Ciências e do processo de investigação científica. Facilita a compreensão das principais concepções científicas e o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem em Ciências.
Geography: Conteúdo desenvolvido por meio de abordagens inovadoras para a compreensão da Geografia e com transversalidades na História e nos Estudos Sociais, concentrando-se na promoção das competências para o conhecimento e de eventos relacionados à cultura, Geografia e outros culturas.
Language: Com foco no desenvolvimento e na proficiência das habilidades linguísticas (ouvir, ler, falar e escrever), os estudantes são engajados por meio de conteúdos e abordagens contextualizadas que transbordam os modos tradicionais de ensino de línguas.
Somando essa estrutura curricular à nossa parceria exclusiva para os conteúdos de Ciências e de Geografia com a National Geographic Learning, asseguramos a disponibilidade de materiais autênticos que facilitam a aquisição da linguagem acadêmica e social e promovem o desenvolvimento do pensamento crítico não só no conteúdo curricular, mas em todas as áreas do conhecimento.
A abordagem CLIL
A Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (CLIL) é uma abordagem educacional que vai além do simples ensino de uma segunda língua.
Ao fundir o aprendizado de conteúdo acadêmico com o desenvolvimento da proficiência em uma língua adicional, é proporcionado um contexto autêntico e enriquecedor para os estudantes.
Alguns Pontos importantes destacam a abordagem CLIL:
- desenvolvimento da língua em aulas de outros conteúdos;
- desenvolvimento de conhecimentos múltiplos além de língua;
- integração entre vários campos do conhecimento;
- envolve uso e aplicação de diversos gêneros textuais (orais e escritos);
- leva em consideração e valoriza o conhecimento prévio do estudante;
- favorece o pensamento crítico e criativo.
Por sua vez, os componentes centrais da abordagem CLIL são:
- Conteúdo: A aquisição de uma língua adicional ocorre por meio do conteúdo do tópico, sendo ensinada de maneira a favorecer uma aprendizagem natural e participativa.
- Comunicação: Coloca-se ênfase na aprendizagem da língua com o propósito de comunicação e utilização imediata.
- Cognição: A língua adicional é empregada da mesma forma que a língua de nascimento.
- Cultura (Cidadania ou Comunidade): Aprender uma língua adicional envolve o estudo das culturas que a utilizam e a comparação com a sua própria língua.
Por enquanto, fica a dica: a abordagem CLIL não está limitada a um único campo de estudo. Pode ser aplicado em uma ampla gama de conteúdos, desde as Ciências e a Matemática até as humanidades e as Artes, adaptando-se às necessidades de diferentes escolas e grupos de estudantes.
Vale ressaltar que, além do CLIL, o Be tem como pontos essenciais do Currículo outras abordagens, como Inquiry-based learning e Project-based learning[1].
Novas abordagens, melhores experiências
Preparar os estudantes para a cidadania global, destacando o aprendizado de uma segunda língua em um contexto escolar permitirá aos estudantes compreenderem diferentes culturas, colaborarem internacionalmente e enfrentarem questões globais complexas.
Ao unir a aquisição de conteúdo acadêmico e o aprimoramento de habilidades linguísticas, o estudante se integra de forma essencial em um mundo cada vez mais interconectado e diversificado.
Portanto, ao adotar o Currículo Be, as escolas podem promover uma educação que transcende fronteiras linguísticas e culturais, capacitando os estudantes a transitar em um cenário global desafiador.
Fale com um de nossos consultores para conhecer mais sobre o Currículo Be!
[1] https://www.youtube.com/watch?v=sw0-yPL-fDU&t=2489s&ab_channel=InstitutoSingularidades