A nova marca do Be Currículo Bilíngue, com enfoque no Be que representa o ser bilíngue, se tornar bilíngue. Dois balões, um em cor azul e outro em cor verde, representa o trânsito natural entre as duas línguas, o português e o inglês. Por fim, Currículo Bilíngue representa a sabedoria e o conhecimento pedagógico do Be Currículo Bilíngue, como a melhor solução bilíngue para escolas.

Repensando a avaliação: Tipos de avaliação e quando escolher cada um?

5 min

A avaliação é um dos pilares mais importantes do processo educacional e fornece insights valiosos sobre o progresso dos estudantes, orientando a prática pedagógica.

 

No contexto da Educação Bilíngue, a avaliação oferece uma oportunidade rica para aprimorar a eficácia do ensino e da aprendizagem na perspectiva da integração entre língua e conteúdo.

 

Neste artigo, vamos pensar como isso pode ser alcançado!

 

Key Takeaways:

  • Importância da Avaliação: A avaliação é peça-chave no contexto educacional, fornecendo insights sobre o progresso dos estudantes e orientando a prática pedagógica.

 

  • Tipos de Avaliação: O texto aborda três tipos principais de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

 

  • Coexistência e Complementaridade: Todos os tipos de avaliação podem coexistir e devem ser utilizados em conjunto para uma abordagem educacional abrangente.

 

  • Abordagem Estratégica: A escolha entre os tipos de avaliação depende da filosofia educacional, dos objetivos da instituição e das características dos estudantes, e uma combinação estratégica pode ser a mais adequada.

 

Avaliação diagnóstica: identificando necessidades individuais

O foco deste tipo de avaliação é identificar as necessidades individuais, permitindo que os educadores desenvolvam formas personalizadas para trabalhar e atender às necessidades específicas dos estudantes e possíveis lacunas no processo.

 

A avaliação diagnóstica é normalmente realizada no início do processo educacional e pretende avaliar as habilidades e conhecimentos prévios dos estudantes, mas não se limita a um check-up logo no início do ano.

 

Depois de algum processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, o educador pode trabalhar uma avaliação diagnóstica para entender se ele conseguiu alcançar o seu objetivo formativo até aquele momento.

 

Essa é uma perspectiva de avaliação que complementa o processo de avaliação formativa, e que o Be monitora e acompanha esse importante processo pedagógico.

 

Avaliação formativa: acompanhando o desenvolvimento

A avaliação formativa é uma abordagem contínua que tem como objetivo monitorar o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo. Ao contrário da avaliação somativa, que ocorre no final de um período, a avaliação formativa ocorre durante o processo de aprendizagem.

 

Esse tipo de avaliação busca mensurar o quanto os estudantes estão assimilando os conteúdos à medida que progridem na aprendizagem. Assim, os educadores podem empregar a avaliação formativa para obter dados a fim de fornecer um feedback construtivo aos estudantes, ao mesmo tempo em que identificam lacunas e pontos de melhoria no processo de ensino-aprendizagem, agindo na antecipação de problemas e permitindo importantes correções de rota.

 

Alguns exemplos importantes de avaliações formativas incluem (mas não se limitam a):

 

  • Jogos educativos;

 

  • Atividades práticas;

 

  • Lições de casa;

 

  • Redações reflexivas;

 

  • Perguntas para discussão;

 

As avaliações formativas permitem uma abordagem mais completa e um retrato mais próximo da realidade para identificar o cumprimento dos objetivos educacionais e oferece checkpoints importantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Avaliação somativa: avaliando o aprendizado

A avaliação somativa é mais tradicional e geralmente ocorre ao final de um período letivo, como no final de uma unidade, de um trimestre ou do ano.

 

Seu objetivo principal é fazer um recorte em um momento específico, para medir o nível de aprendizado e determinar se os estudantes atingiram os objetivos educacionais estabelecidos.

 

Embora importante, se considerada e aplicada exclusivamente, a avaliação somativa não fornece insights detalhados sobre o progresso ao longo do tempo, e claro, muitas vezes, o estudante pode estar passando por situações particulares que irão impactar o seu desempenho.

 

Coexistindo apesar das diferenças

É importante compreender que, apesar das diferenças entre os diferentes tipos de avaliação, todas elas devem coexistir em uma abordagem educacional completa.

 

Precisamos entender que cada tipo de avaliação tem um objetivo e vai levar em consideração também diferentes potencialidades.

 

Enquanto a avaliação formativa visa acompanhar o desenvolvimento contínuo dos estudantes, a avaliação diagnóstica identifica necessidades individuais desde o início e a avaliação somativa avalia o aprendizado ao final do período.

 

Avaliação diagnóstica, formativa e somativa alinhada à BNCC

 

Na prática, preparamos uma tabelinha para facilitar:

 

DiagnósticaFormativaSomativa
Objetivos EducacionaisVerificar nível de aprendizagemAcompanhar o progresso do estudanteAvaliar o desempenho geral
FeedbackInicial, para identificar lacunas e corrigir rotasContínuo e imediato, permitindo ajustes ao longo do progressoAtribuem notas que refletem a conquista ao término de uma etapa
Personalização do processo de ensino-aprendizagemDá início à personalização do ensinoFornece insights e ajusta o processo em “tempo real”Tende a ser mais padronizada
Tomada de decisõesFornece um recorte inicial para planejamento do processoIdentifica áreas que precisam de melhoria e orienta decisões para melhoriaGuia decisões relacionadas à classificação / progressão
Ciclos de aprendizagemDá início ao ciclo de aprendizagemIntegra-se de maneira contínuaGeralmente ocorre ao fim de uma etapa

 

A chave para o sucesso é o monitoramento

É importante ter em mente que não existe uma resposta definitiva e correta sobre a preferência a cada um dos tipos de avaliação, pois elas coexistem e devem ser utilizadas em conjunto.

 

A decisão entre avaliação formativa e somativa pode depender da filosofia educacional adotada, dos objetivos da instituição e das características dos estudantes. Frequentemente, uma combinação estratégica de todos os tipos de avaliação pode resultar em uma abordagem educacional mais integral, abrangente e embasada, além de trazer mais humanidade e personalização na formação individual dos estudantes

 

O Be oferece às escolas parceiras toda orientação de como isso pode ser feito, por meio de nossa assessoria pedagógica e de materiais com propósito avaliativo. Desde a ideia da construção de portfólios ao monitoramento, conseguimos instrumentalizar os educadores no processo avaliativo que melhor reflete os objetivos de aprendizagem.

 

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Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Currículo Bilíngue.

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